A matemática é instrumento nescessário para sustentação de diversas áreas do conhecimento e se insere de forma marcante em nossas vidas , orientamos nosso estudo de modo abuscar a compreensão nescessária para superar algumas concepções errôneas, vigorantes no cotidiano escolar , que influenciam diretamente o processo de ensino aprendizagem.



Ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”.(Freire, 1975)

Alguns exemplos de práticas didáticas baseadas nos estudos vygotskyanos

Alfabetização

Não se pauta por fases (como pré-silábica ou silábica, que orientam o construtivismo). O objetivo é ampliar o universo de expressões da criança para facilitar a incorporação da escrita. A ênfase é na elaboração da fala, da escrita e da leitura como instrumentos simbólicos que reprecutem no desenvolvimento mental.

O erro

Faz parte do processo de aprendizado, mas o professor deve apontá-lo sempre para que a criança o corrija. "Não se pode esperar que o aluno descurbra sozinho que errou", diz João Carlos. O construtivismo também faz correções, mas sempre considerando o desenvolvimento da criança.

Cópia

A criança deve contar com um ponto de partida para realizar suas próprias descobertas. Nesse sentido, o oferecimento de modelos de texto, por exemplo, é uma estratégia válida - desde que resulte numa atividade criativa, não numa cópia mecânica. O construtivismo rígido exclui o trabalho com cópias.













terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Professor é mais que profissão

2 comentários:

  1. Excelentes colocações. Muitos professores ainda acham que no construtivismo a criança "faz fudo" sozinha e esquecem que eles têm um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem.
    Parabéns pela iniciativa do blog.

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  2. Obrigada!! Ficamos felizes que tenha gostado e queremos sempre compartilhar do melhor.

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