A matemática é instrumento nescessário para sustentação de diversas áreas do conhecimento e se insere de forma marcante em nossas vidas , orientamos nosso estudo de modo abuscar a compreensão nescessária para superar algumas concepções errôneas, vigorantes no cotidiano escolar , que influenciam diretamente o processo de ensino aprendizagem.



Ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”.(Freire, 1975)

Alguns exemplos de práticas didáticas baseadas nos estudos vygotskyanos

Alfabetização

Não se pauta por fases (como pré-silábica ou silábica, que orientam o construtivismo). O objetivo é ampliar o universo de expressões da criança para facilitar a incorporação da escrita. A ênfase é na elaboração da fala, da escrita e da leitura como instrumentos simbólicos que reprecutem no desenvolvimento mental.

O erro

Faz parte do processo de aprendizado, mas o professor deve apontá-lo sempre para que a criança o corrija. "Não se pode esperar que o aluno descurbra sozinho que errou", diz João Carlos. O construtivismo também faz correções, mas sempre considerando o desenvolvimento da criança.

Cópia

A criança deve contar com um ponto de partida para realizar suas próprias descobertas. Nesse sentido, o oferecimento de modelos de texto, por exemplo, é uma estratégia válida - desde que resulte numa atividade criativa, não numa cópia mecânica. O construtivismo rígido exclui o trabalho com cópias.













quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Teorema de Pitágoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário